Casa Gomm

Construída em 1913, inspirada em edificações da Nova Inglaterra e situada dentro do Bosque Gomm, possui dois pavimentos e sótão. No térreo é feito o acesso principal através de uma varanda, para onde se abre a sala principal, seguindo-se uma sucessão de cômodos espaçosos: living, sala de refeições, sala de jogos, jardim de inverno e dependências de serviço. O andar superior e o sótão constituíam-se na área íntima, abrangendo dormitórios e saletas de jogos destinados às crianças.

Entre os aspectos significativos da casa está a forma orgânica pela qual se distribui uma volumetria arquitetônica dinâmica marcada por elementos em destaque, como o torreão oitavado no canto esquerdo e o corpo avançado de três planos na fachada lateral, ambos dotados de bow windows – detalhe típico da casa inglesa tradicional.

É marcante também, como elemento plástico, a varanda, em L, guarnecida por singelo guarda-corpo, modulada por sete pilares e protegida por amplo beiral de “cachorrada”.

Foi tombada como Patrimônio Cultural pelo Estado em 1989 e no ano de 2000 o edifício foi transposto dentro do próprio terreno para sua localização atual. Em 2013 passou a abrigar a sede da Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Horário de atendimento: 09h - 17h30 (seg a sex)
Horário alternativo para uso das produções: não há horários disponíveis fora do horário de expediente.

Fotos do Espaço

Plantas

Rider Técnico

Regulamento de Uso do Espaço

OBS.: A Casa Gomm não possui estrutura elétrica suficiente para dar suporte a equipe de filmagem, visto que a estrutura elétrica está sobrecarregada apenas com o uso das atividades rotineiras da Coordenação do Patrimônio Cultural. É necessária a contratação de geradores externos.